domingo, 25 de março de 2012

Três sem terras são assassinados no município de Uberlândia (MG)

por Zé Carlos (Mov. Ação Popular)


Três coordenadores do MLST (Movimento de Libertação dos Sem Terra) foram covardemente assassinados, neste sábado, 23 de março de 2012, na rodovia estadual MG C - 455, entre Uberlândia e Campo Florido, no Triângulo Mineiro.

Segundo a Polícia Militar, os corpos de Valdir Dias Ferreira, 39, e "Dona Cristina" Cristina Leonor Sales Nunes, 47, estavam num Kadet, parado na estrada, provavelmente dirigido por Valdir, e teriam sido mortos dentro do veículo, onde foram encontrados. A terceira vítima, Nilton Santos Nunes da Silva, 51, de acordo com a PM, foi encontrado fora do carro, e teria sido morto quando tentava fugir.

Uma garota, neta do casal, que estava no carro e presenciou o crime, mesmo em estado de choque, deu informações aos policiais, que poderão levar aos autores do crime que teria ocorrido por volta das 9h da manhã deste sábado, a polícia só recebeu o chamado para ir ao local quase duas horas depois dos assassinatos. A criança que sobreviveu, porque não foi vista pelos assassinos, revelou a PM que um gol prata parou ao lado do Kadet que estava parado, do qual desceram dois homens que atiraram primeiro em Cristina, que estava no banco traseiro do veículo ao lado da neta, o segundo a ser morto com tiros no pescoço foi Valdir, em seguida "seu Milton", foi alvejado na cabeça enquanto tentava fugir. As três vítimas são da coordenação do MLST, do acampamento 21 de Agosto, na fazenda São José do Cravo, em Prata, também no Triângulo Mineiro.

Neste domingo chegaram a Uberlândia, Gercino José da Silva,
Ouvidor Agrário Nacional e Carlos Alberto Menezes de Calazans, Superintedente do Incra de Minas Gerais, para acompanhar o caso.
Há diferentes hipoteses dos motivos que levaram ao assassinato dos trabalhadores, mas a polícia cívil que investiga o caso até o momento não havia feito nehuma declaração oficial. 


Pela manhã dois ônibus com militantes de diversos movimentos da região se deslocaram rumo a Cachoeira Dourada onde seriam sepultados "Seu" Milton e "Dona" Cristina, já o corpo de Valdir foi velado em Uberlândia até as 10:00 e somente depois foi enviado  para o Estado de São Paulo, onde reside seus familiares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário